Regras basicas
Passe
No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.
Jogador passando a bola com as mãos
Tackle ou placagem
O tackle ou placagem.
Ruck
Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.
O ruck.
Maul
O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente(regras antigas, pois segundo as novas regras definidas pela IRB já é possível derrubar ajudando assim a equipe que defende) . Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.
O maul.
Scrum
O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipa que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.
Um scrum ou formação ordenada.
formação/scrum
Laterais
Lateral, Lineout ou Alinhamento
Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pega a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.
Cobrança de um lateral ou lineout no rugby.
lineout.
Mark
Quando a equipe adversária chuta bola e o jogador da outra equipe a pega sem quicar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser tackleado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.
Penalidades
Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:
- Punt - Um chute para frente, visando a fazer a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout
- Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel
- Run - Simplesmente correr com a posse de bola
- Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos
Placagem sem a bola / Tackle off ball
Marcado quando um jogador é tacleado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude antiesportiva quase sempre punida com expulsão.
Pass forward
É marcado quando o jogador passa a bola com as mãos para um jogador de sua equipe que está a frente de sua linha.
Offside
Se o jogador fica na frente da linha de uma formação ele está offside,com isso seu time sofre um penal.
Knock on
Quando o jogador deixa a bola cair para a frente sem intenção e ela bate no chão, ocorre uma penalização chamada knock on.
Tackle alto
É quando um jogador tacleia o adversário acima da linha dos ombros.Isso é considerado "jogo perigoso",por isso o jogador leva cartão amarelo ficando fora do jogo durante um determinado tempo; se o jogador fizer isso duas ou mais vezes é expulso.
Arbitragem
No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.
Existem dois tipos de cartões:
- Cartão amarelo - expulsão temporária por 10 minutos.
- Cartão vermelho - expulsão permanente do jogo.
Objetivo do jogo
O objetivo do jogo é muito simples - marcar mais pontos que o adversário usando a bola.
Você pode correr com a bola, chutá-la e passá-la, mas não é permitido passar para frente.
O Rugby é um esporte de contato, assim, você pode "tacklear" o adversário para obter a posse de bola, desde que faça isso dentro das Leis. É importante observar que você só pode "tacklear" o jogador que estiver com a posse da bola.
O árbitro, auxiliado por dois juízes (um em cada lado do campo), decide de que maneiras as Leis serão aplicadas durante a partida, sendo também a autoridade máxima dentro do campo. Somente os capitães dos dois times podem falar com ele.
- As maneiras de se marcar pontos são:
- Try - cinco pontos são marcados apoiando-se a bola no in-goal adversário.
- Conversão - dois pontos são marcados caso o chute passe entre as traves do "H" depois do try.
- Goal kick - três pontos são marcados atraés de um drop kick ou chute de penalidade entre as traves durante a partida.
Caso os dois times marquem o mesmo numero de pontos, ou não marquem pontos, a partida termina empatada. Em alguns casos há uma prorrogação para decidir o vencedor.
- Duração
Em um jogo de XV (15 jogadores), a partida consiste em dois tempos de 40 minutos cada, com um intervalo de no máximo 10 minutos entre os tempos. Na modalidade 7-a-side são dois tempos de 7 minutos e na 10-a-side dois tempos de 10 minutos.
- Saída de jogo
O arbitro, através de sorteio, decide qual time começará a partida. O time ganhador do sorteio decide se irão atacar primeiro ou se defender. A saída de jogo se dá através de um chute no chão ou um drop kick no centro da linha central. Porém a bola tem que atravessar os primeiros 10 metros do campo adversário. Caso isso não aconteça a oposição poderá escolher entre a formação de um scrum ou uma saída de line-out, ambos no meio do campo.
O reinício do jogo após a marcação de um drop goal ou uma penalidade é feito por um drop kick no meio do campo.
No XV o time que não marcou chuta e no 7-a-side o time que marcou chuta.
- A bola
As bolas de Rugby possuem um formato oval e bexiga interna igualmente oval. As mais utilizadas são as sintéticas de quatro painéis.
- Vestimentas
Os jogadores devem vestir camiseta, calção, meias e chuteiras. É permitido o uso de proteções, porém elas devem obedecer as definições do IRB, e nenhuma proteção deve ser rígida. As proteções mais comuns são as bucais, de cabeça e ombros.
O campo
Pontuação
Existem quatro formas diferentes de obter pontos no rugby:
- Try (ensaio ou tento) - Acontece quando uma equipe consegue levar a bola até a "área de validação" dos adversários. Vale cinco pontos.
- Conversão - Quando um lado marca o Try, pode tentar fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes. Vale dois pontos.
- Drop Goal - É a tentativa de fazer a bola passar pelos postes do grupo adversário ao longo da partida. Vale três pontos.
- Penalidade - Quando ocorre uma penalidade o grupo adversário pode tentar fazer uma Conversão. Em caso bem sucedido vale três pontos.